segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ser quem somos





















Imagem
Martin Stranka



É trabalhoso nos tornarmos quem somos e não o que a expectativa alheia quer que a gente seja. Exercer nossas singularidades. Escolher tendo como critério o que realmente importa e tem significado para o nosso coração. Priorizar a nossa satisfação, mesmo que, muitas vezes, isso implique interagir com as armadilhas que aqueles que não priorizam o que querem costumam criar para tentar minar a nossa força. Resistir a não compactuar com aquilo que faz com que nos desrespeitemos em troca de aliança e enganosa proteção. Buscar pertencimento, desde que ele não nos custe deixar de pertencer a nós mesmos. E nos afaste da nossa alma. E nos contraia a espontaneidade. E nos encolha a alegria.

É trabalhoso seguir esse caminho e não há retorno depois que enveredamos nele. Ele nos leva a descobrir nossos dons e colocá-los a serviço da vida, ainda que não se enquadrem na categoria do que costuma ser entendido como sucesso. A buscar o sensível tempero que permite que agrademos aos outros sem nos desagradarmos. A assumir responsabilidade pelas nossas escolhas e lidar com as dádivas e as dificuldades que isso envolve. A não ceder à tentação de atribuir a alguém, a Deus, ao Universo, o ônus pelos nossos eventuais prejuízos.

É trabalhoso desenhar o próprio caminho no mundo e se entender com a cadência, a intensidade, a espessura, dos próprios traços. Estar receptivo para se descobrir o que se quer desenhar e perceber, a cada trecho do desenho, o que a alma anseia e escolhe para o traço seguinte. Encher papéis inteiros com rabiscos que tentam expressar a própria idéia e ter coragem para retomar o fôlego, virar a página do bloco e reinventá-la, quando necessário. Ter coerência para não ceder à pressão e ao comodismo de copiar o desenho da maioria, quando o desenho da maioria nada tem a ver com o nosso. Ainda que riam do nosso desenho, ainda que tentem quebrar a ponta do nosso lápis, ter auto-amor suficiente para não desistir da própria obra.

3 comentários:

  1. Amei aqui amor :D
    que texto mais perfeito :D

    www.hoteice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, esse texto é perfeito pra Marília, agora nesse momento...Aliás é perfeito pra todos nós diante deste mundão de tantos " nãos " que a gnt leva na cara !Aiiii hj eu tô q tô, rrrr...(dpois te conto rs)
    Belíssima escolha Meme !!
    bjos a vc e a querida Ana Jácomo pela sábias palavras. : )

    ResponderExcluir
  3. isso é lindo, e a mais pura raelidade...bejokas

    ResponderExcluir